Fórum Social Temático debate sustentabilidade urbana em Novo Hamburgo
Escritor Henrique Schneider participa do evento fazendo a leitura de cerca de seis contos que tratam de questões sociais.
   
Nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, Novo Hamburgo se reúne para discutir sustentabilidade urbana no Fórum Social Temático - FST. O tema é decorrente das discussões do Fórum Social Mundial, que ocorre em Porto Alegre entre os dias 24 e 29 deste mês.

A expectativa é de que o encontro, a
ser realizado no Centro de Eventos da Fenac, conte com público de cerca de mil pessoas. O FST resultará em uma carta que será encaminhada à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

A programação do evento em Novo Hamburgo prevê oficinas, debates, exibição de filmes e uma sessão de leitura de Henrique Schneider às 18h30min, além de outras atrações culturais. Em sua cidade natal, o escritor apresentará cerca de seis contos, todos com temáticas sociais, como meio ambiente e questão de gênero e raça.

“É sempre muito bom participar de eventos desta natureza - até porque, no cotidiano, sou um cidadão militante”, comemora Schneider. “E acho que a questão da sustentabilidade urbana é das mais urgentes.”

O autor faz suas as palavras do lema do Fórum Social Mundial: um outro mundo não só é possível, mas também necessário. “Políticas públicas e cobranças maiores de gestão industrial ecológica são essenciais - eu tenho que separar o lixo, usar sacolas recicláveis, mas isso adiantará pouco se uma empresa ainda se sente no direito de despejar seus detritos no rio”, exemplifica.
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais