Iniciativa leva ao teatro quem nunca assistiu a uma peça
Espetáculo baseado em obra de Lúcio Aneu Sêneca estreia a iniciativa – depois, serão quatro apresentações por mês.
   
A partir da noite desta terça-feira, 20 de março, quatro vezes por mês o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo, receberá pessoas que, até então, nunca tinham assistido uma peça teatral.

Trata-se do projeto Todos ao Teatro, cujo lançamento, marcado para as
20 horas, será realizado com o espetáculo “...” (Reticências). A apresentação é baseada em fragmentos da obra do romano Lúcio Aneu Sêneca, sobre a brevidade da vida. A entrada é franca, mas os ingressos precisam ser retirados na Secretaria de Cultura da cidade.

Nas demais peças, 25% dos bilhetes serão entregues a quem nunca foi ao teatro e os demais serão vendidos – R$ 20 para o público em geral e R$ 10 para estudantes e idosos.

Hora de resgatar a tradição

A intenção de se criar uma rotina de teatro em Novo Hamburgo é muito positiva, avalia o escritor Henrique Schneider, nascido na cidade. “Isso pode ser importante no sentido de criar um hábito em direção ao teatro”, explica. Para o escritor, a iniciativa precisa ser vinculada a outras ações. “’Ganhar na insistência’, vamos dizer”, brinca Schneider. “Criar este hábito é algo que demora.”

“Na década de 70, especialmente, havia uma profusão de grupos de teatro na cidade, grandes e movimentados festivais de teatro, um monte de bons grupos teatrais”, relembra.

Schneider cita Paschoal Carlos Magno, “homem de teatro e pessoa de cultura invulgar”, que hoje dá nome ao Centro de Cultura hamburguense, ao falar sobre a área na cidade. “[Ele] estava seguidamente em Novo Hamburgo, participando como jurado de festivais ou mostras. Depois, por diversas razões, esta efervescência foi morrendo. Hora de resgatar esta tradição.”

FOTO: divulgação
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais