Autor Presente: Henrique Schneider conversa com estudantes em Novo Hamburgo
Projeto busca qualificar projetos de leitura e promover a leitura e a literatura gaúcha.
   
Depois de os estudantes do Colégio Dr. Wolfram Metzler, de Novo Hamburgo, terem trabalhado com as obras Contramão e A Vida é Breve e Passa ao Lado, o escritor Henrique Schneider estará na instituição nesta quarta-feira, dia 06, participando do projeto Autor Presente.
O projeto, criado em 1972, é desenvolvido pelo Instituto Estadual do Livro – IEL e busca qualificar projetos de leitura e promover a leitura e a literatura gaúcha. “Há anos eu não participava do projeto e estou achando muito bacana este meu retorno”, comemora Schneider, que recentemente palestrou no Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, em Igrejinha. As escolas recebem um valor para comprar livros de determinado autor e seus alunos trabalham a respeito de tais livros durante o ano, explica o escritor.

“É um projeto antigo do IEL, que estava meio desativado. Agora, recebeu um novo e bom estímulo do governo estadual e se constitui numa maneira eficiente de popularização da literatura riograndense da atualidade.”

Saiba mais sobre as obras trabalhadas pelos estudantes do Wolfram Metzler:

CONTRAMÃO

Otávio Augusto tem vinte e cinco anos e sua vida está toda planejada. O casamento, a ascensão na empresa, o carro novo, a casa em Miami - tudo com data e hora para acontecer. Mas o seu planejamento não tem lugar para imprevistos. E o imprevisto ocorre quando certa manhã, ele atropela duas crianças - e foge. A partir daí, Otávio se lança numa corrida em que as paisagens brasileiras e uruguaias são coadjuvantes, e a cada novo quilômetro sua situação se complica mais. Roubo de carro, violência, a fuga da barreira policial, o breve envolvimento com uma bela muambeira, a travessia da fronteira no meio da noite, o amanhecer em Punta del Diablo - estes são apenas alguns acontecimentos a preencher a aventura fugitiva de Otávio Augusto, até o seu final. Final em que, outra vez, o inesperado acontece.

A VIDA É BREVE E PASSA AO LADO

A Vida é Breve e Passa ao Lado reúne 44 contos publicados por Henrique Schneider em sua coluna dominical. Ficcionista com agilidade de cronista, o autor trata de temas como relacionamentos, pequenos crimes, a solidão. Com um texto leve, que tanto pode fazer rir como provocar tristeza, Henrique cria personagens que você encontra todos dos dias – e algum deles pode estar, neste momento, bem do seu lado.

> Notícia publicada em 05/11/13.
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais