Acadêmicos de Comunicação trabalham obra de Scheneider
Matérias, propagandas e planos estratégicos resultarão de visita do escritor à turma de graduação.
   
Vinte e cinco estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) receberão o escritor Henrique Schneider para um bate-papo na próxima terça-feira, dia 16, a respeito do livro O Grito dos Mudos (L&PM e Bertrand Brasil, 1989).
O encontro fará parte da disciplina de Português para Comunicação II. Em todos os semestres, a professora Mariléia Sell, doutora em Linguística Aplicada, propõe a leitura de duas obras. Uma das justificativas para a escolha do livro de Schneider foi a vontade da professora de valorizar um autor da região. “Gostei muito da leitura”, conta Mariléia. “Os alunos estão super entusiasmados com a vinda do autor.” A outra obra deste semestre é "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.

Conforme o curso que escolheram, os estudantes terão tarefas diferentes para realizar a partir da participação de Schneider. “Os jornalistas escreverão uma matéria sobre a vinda do Henrique, os publicitários criarão uma propaganda para divulgar o livro e os relações públicas elaborarão um plano estratégico de inserção do livro em diferentes espaços – como escolas, shoppings, fábricas etc”, ressalta a professora.

Leia a sinopse do livro:

Nicolau tem quarenta e sete anos e há mais de dez lava pratos num restaurante, o que lhe dá uma sensação de estabilidade. Certo dia, chega ao trabalho e escuta a conversa entre o dono do restaurante e um vendedor de lavadoras de prato – o homem está instalando uma dessas máquinas no estabelecimento.

Para Nicolau, isso é o desemprego.

Desnorteado com esta realidade, ele se desespera. Quando sai do trabalho, meio sem rumo, não consegue ir para casa – onde Natélia, sua mulher, o espera como sempre. Anda pela cidade, xinga o vendedor de uma loja de eletrodomésticos, se embriaga, dorme com uma prostituta. No meio do desatino, decide que amanhã gritará contra esta injustiça, dirá umas verdades ao patrão. Pode até tocar fogo naquele restaurante – quem sabe?

Mas no outro dia, a história muda de caminhos.


O Grito dos Mudos está disponível em livrarias como a Saraiva.

> Notícia publicada em 11/09/2014.
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais