Henrique Schneider é finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2014
Vencedor será anunciado no próximo dia 24, no evento "Noite do Livro", em Porto Alegre.
   
O conflito causado pelo amor entre a filha de um poderoso político de uma cidade do interior e um trapezista de circo é o enredo do inédito Respeitável Público, de Henrique Schneider, um dos três finalistas do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2014.
“O fato de ser um dos três finalistas já dá pódio”, comenta, bem-humorado, Schneider. “A expectativa é muito boa”, complementa. A Sombra de Clara, de Marcos Fernando Kirst, e Ruína e Leveza, de Julia Barbosa Dantas, concorrem com Henrique ao prêmio.

A Noite do Livro, no próximo dia 24, será o momento dedicado ao anúncio dos vencedores. O evento ocorrerá no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307, Porto Alegre), às 20h. A página da Coordenação do Livro e Literatura da Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza a lista completa de finalistas de todas as categorias do Açorianos de Literatura.

Amor, conflito e fantasia

Em Respeitável Público, Schneider narra a chegada de um circo mambembe a uma pequena cidade do interior. Alba Rosa, a filha de 17 anos do influente prefeito da localidade, se apaixona por Rômulo, trapezista. O pai de Alba não aceita o romance, ultrajado pela ocupação do rapaz, e arregimenta um exército para tirar Alba do circo – que por sua vez também apresenta suas armas. Cabe à moça impedir o confronto.

O livro, pronto já há algum tempo, tem pequenos elementos de realismo fantástico na construção de todos os personagens. As conversas entre a avó (viva) de Alba e o avô (falecido) da menina e também a cigana de 400 anos, que de tão velha brinca que é a própria avó, são exemplos do universo extraordinário criado por Schneider.

Açorianos

O Prêmio Açorianos de Literatura, instituído em 1994, é uma das mais importantes premiações do segmento no Rio Grande do Sul. Em 2010, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre instituiu o Prêmio Açorianos de Criação Literária, cujo vencedor tem o seu trabalho lançado em livro pela Editora da Cidade/SMC, além de receber prêmio em dinheiro.

> Publicação: em 11/11/2014.
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais