Bate-papos, leitura e Noite do Livro movimentam agenda de Henrique Schneider
   
Henrique Schneider defende a importância do contato entre escritores e leitores – e sua agenda para os próximos dias mostra na prática o quanto valoriza este relacionamento. Entre esta sexta e a próxima segunda-feira, fará bate-papos e leitura em eventos de Novo Hamburgo, Taquara e Porto Alegre, além de participar da Noite do Livro, na capital.
Os estudantes da oitava série da Escola Estadual Eng. Ignácio Plangg conversarão com Schneider no dia 21, às 13h30, através do Projeto Autor Presente – e também apresentarão esquetes a ele. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Estadual do Livro (IEL) que busca justamente promover a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e seu público. As turmas trabalharam o livro A vida é breve e passa ao lado, fazendo leituras em voz alta e discutindo detalhes do que foi lido.

“Um ponto muito importante para a escolha do Henrique é a linguagem do autor, que consegue cativar o leitor pela dinamicidade, pela agilidade, fatores que dão o tom contemporâneo à narrativa, capaz de envolver o leitor em cenários nos quais, muitas vezes, a leitura é um entrave”, explica o professor Vladimir Krueger. “Pela primeira vez, no colégio, os alunos terão a oportunidade de conversar com um escritor. Durante as semanas em que líamos, os estudantes mostravam interesse maior pela obra, muito em função do encontro.”

FEIRA - Também na sexta-feira, às 19h30, Schneider palestra na Feira do Livro de Taquara. Com o tema “Dê asas à sua imaginação”, o evento se estende de 20 a 22 de novembro, na Praça Marechal Deodoro, onde ocorre a participação do escritor, e na Sala Multiuso do SESC Taquara. A programação inclui também apresentações teatrais e musicais.

No sábado, bate-papo e encerramento do projeto “Leituras Feevale”


O sábado, 22, também será preenchido com duas atividades. Pela manhã, Henrique fala sobre a alegria transformadora da literatura na Associação de Bem-estar da Criança e do Adolescente (ASBEM), em Novo Hamburgo. A conversa está marcada para as 10h30, destinada a quem frequenta os cursos da associação e seus pais.

Mais tarde, às 18h, o escritor realiza a última sessão da oitava edição do projeto Leituras Feevale Contos da Vida Breve, em Porto Alegre. A Palavraria volta a recebê-lo para um fim de tarde de leitura e interpretação de contos com entrada franca e aberto ao público.

Açorianos


E na segunda-feira, 24, Schneider participa da Noite do Livro, evento em que será anunciado o vencedor do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2014, ao qual concorre com o livro inédito Respeitável Público. Será no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307, Porto Alegre), às 20h.

Leia mais

Henrique Schneider é finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária 2014

FOTO: Carol Dell'Agnol

> Publicação em 19/11/2014.
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais