O enredo trata da chegada de um circo mambembe a uma pequena cidade do interior. Ela, filha de Teodoro Alegria, o influente prefeito da localidade. Ele, trapezista. Apaixonam-se a contragosto do pai de Alba Rosa, que, ultrajado pela ocupação do rapaz, arregimenta um exército para tirá-la do circo. Cabe à moça de 17 anos impedir o confronto.
O picadeiro do lançamento será a Palavraria, em Porto Alegre. Com início às 19h30 e entrada franca, o evento contará com apresentação de Dilan Camargo. O escritor e poeta é o autor do texto de apresentação da obra publicada pela editora Dublinense. O livro estará à venda pelo valor de R$ 34,90 e haverá sessão de autógrafos. Também está previsto para as próximas semanas um lançamento em Novo Hamburgo, cidade natal de Henrique Schneider.
Confirme presença no lançamento do livro Respeitável Público!
AÇORIANOS – Respeitável Público se destacou antes mesmo de ser lançado. A obra foi finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária no ano passado. O pódio foi importante para a decisão de publicar o livro – mas, segundo o editor Rodrigo Rosp, não foi o fator principal. “O fundamental foi mesmo a qualidade do texto e o trabalho do autor, que já conhecemos bem”, argumenta. “É um livro instigante, com grande qualidade literária, mas sem ser rebuscado ou hermético.”
A Palavraria fica na Rua Vasco da Gama, 165, Bom Fim, Porto Alegre (mapa abaixo). O livro também está à venda no
site da Dublinense.
Sinopse
Teodoro Alegria governa a cidade de Galateia a fogo e favores. Entre os ofícios pouco urgentes e a fome intratável, com a esposa e a filha tranquilas e um tanto tristes, ele vive como acha que deve ser. Eis que chega o Holywood, pobre na estrutura, rico na extravagância. O trapezista com olhos cor de púrpura, a cigana com aroma de sândalo, o dono do circo com dentes de ouro — todos dispostos a oferecer ao respeitável público um espetáculo com tradição e grandeza. No dia da estreia, uma força inexplicável surge como ameaça ao poder do prefeito. Destino? Sorte? Do picadeiro ao gabinete, nas ruas malcuidadas e nos cafés sonolentos, agora só se fala nisso.
Apresentação
Henrique Schneider cria uma história na melhor tradição das narrativas latino-americanas ao expor a tragicomédia do poder político unipessoal diante de fatores fantásticos e humanos que fogem ao seu controle. Ele capta e atualiza, de forma original, o que representa o circo no imaginário humano, com o seu fado de encantar e de mudar destinos. O encontro da filha do todo poderoso prefeito da remota cidadezinha de Galateia com o trapezista do Gran Circo Holywood transcende a beleza das histórias de amor e nos joga no coração de uma contradição metafórica entre Poder e Arte. Vemos desfilar um insólito exército de capangas do prefeito mobilizado para invadir um circo mambembe. Vemos o espetáculo de “soldados armados” contra artistas de circo munidos apenas de suas artes malabares. Mais uma vez, Henrique Schneider confirma a sua trajetória de exímio narrador e de um escritor que ressalta a singela humanidade dos seus personagens. Esta é uma das características que torna distinguível a sua excelente literatura.
Dilan Camargo
Ficha técnica
Páginas: 128
Formato: 14x21 cm
ISBN: 9788583180609
Preço: R$ 34,90
Apresentação: Dilan Camargo
Leia Mais
Dublinense publicará “Respeitável Público”, finalista do Açorianos
> Notícia publicada em 27/04/2015.