Henrique Schneider autografa novo livro em São Paulo e no Rio de Janeiro
Livraria Blooks e Livraria da Travessa receberão Schneider e Robertson Frizero para sessão em conjunto.
   
Lançado em maio nas cidades de Porto Alegre e em Novo Hamburgo, o mais recente livro de Henrique Schneider, Respeitável Público, terá duas novas sessões de autógrafos na próxima semana. Uma ocorrerá em São Paulo e, no dia seguinte, a outra acontece no Rio de Janeiro.
Os eventos apresentarão o livro de Schneider e Longe das Aldeias, de Robertson Frizero, em conjunto. As obras foram publicadas pela Dublinense (a de Frizero, dentro do Terceiro Selo). No caso de Henrique, também é a editora de A Vida é Breve e Passa ao Lado, que chega à terceira impressão.

“Dias atrás, terminei a leitura de Longe das Aldeias”, conta Henrique. “Um livro denso, triste, emocionante – e lindo.” A sessão em São Paulo está marcada para 30 de junho, a partir das 19h30, na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, Consolação, 3º piso). O evento contará com a leitura de trechos de ambos os livros, que será feita pelo ator Marco Antonio Garbellini.

Já no Rio de Janeiro quem recebe os escritores é a Livraria da Travessa (Avenida Visconde Pirajá, 572, Ipanema). Será em 1º de julho, também a partir das 19h30.

Confirme presença na sessão de São Paulo e do Rio de Janeiro!

Sinopse de Respeitável Público

Teodoro Alegria governa a cidade de Galateia a fogo e favores. Entre os ofícios pouco urgentes e a fome intratável, com a esposa e a filha tranquilas e um tanto tristes, ele vive como acha que deve ser. Eis que chega o Holywood, pobre na estrutura, rico na extravagância. O trapezista com olhos cor de púrpura, a cigana com aroma de sândalo, o dono do circo com dentes de ouro — todos dispostos a oferecer ao respeitável público um espetáculo com tradição e grandeza. No dia da estreia, uma força inexplicável surge como ameaça ao poder do prefeito. Destino? Sorte? Do picadeiro ao gabinete, nas ruas malcuidadas e nos cafés sonolentos, agora só se fala nisso.

Apresentação de Respeitável Público

Henrique Schneider cria uma história na melhor tradição das narrativas latino-americanas ao expor a tragicomédia do poder político unipessoal diante de fatores fantásticos e humanos que fogem ao seu controle. Ele capta e atualiza, de forma original, o que representa o circo no imaginário humano, com o seu fado de encantar e de mudar destinos. O encontro da filha do todo poderoso prefeito da remota cidadezinha de Galateia com o trapezista do Gran Circo Holywood transcende a beleza das histórias de amor e nos joga no coração de uma contradição metafórica entre Poder e Arte. Vemos desfilar um insólito exército de capangas do prefeito mobilizado para invadir um circo mambembe. Vemos o espetáculo de “soldados armados” contra artistas de circo munidos apenas de suas artes malabares. Mais uma vez, Henrique Schneider confirma a sua trajetória de exímio narrador e de um escritor que ressalta a singela humanidade dos seus personagens. Esta é uma das características que torna distinguível a sua excelente literatura.
Dilan Camargo


Ficha técnica
Páginas: 128
Formato: 14x21 cm
ISBN: 9788583180609
Preço: R$ 34,90
Apresentação: Dilan Camargo

> Notícia publicada em 23/06/2015.
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais