Veja as fotos da primeira leitura!
Em 2016, não será diferente. A 10ª edição do Projeto Leituras Feevale Contos da Vida Breve começou “em casa”, nesta quinta-feira, 20 de outubro. O palco foi a Noble Book (Marcílio Dias, 1368, Centro de Novo Hamburgo).
Com a casa lotada, o escritor leu e interpretou alguns dos contos que pública desde 2003 na coluna "Vida Breve", do jornal
ABC Domingo, mantido pelo Grupo Sinos. Teve risos, teve comoção. Surpresa. "Quem nunca assistiu, imagina: 'como assim, leitura de contos?'", revela Schneider, lembrando das primeiras edições do projeto patrocinado pela Universidade Feevale, inédito no Brasil.
Durante 50 minutos, ele lê e interpreta a seleção que faz dos contos. São crônicas que abordam com bom humor e sensibilidade temas que permeiam o cotidiano: política, cultura, trabalho, amor, amizade. "Ainda tenho que escrever o conto do próximo domingo... Sugestões?", brincava o escritor ao interagir com o público entre um conto e outro.
Pelo mundo - Diferentemente das edições anteriores, Schneider preferiu não definir previamente as cidades por onde o projeto passará. De certo, apenas que Paris, na França, é parte do roteiro - como fora em anos anteriores. Nas andanças pelo mundo, o escritor já esteve também em cidades como Montevidéu, Buenos Aires, Lisboa, Berlim, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de Porto Alegre e várias cidades do Vale do Sinos e interior gaúcho.
Números
Schneider estima que cerca de cinco mil pessoas já tenham participado do projeto ao longo dos últimos 10 anos. Ouviram a leitura de aproximadamente 50 contos entre os mais de 600 publicados semanalmente no
ABC Domingo. Parte do vasto acervo está reunido no livro
A Vida é Breve e Passa ao Lado, publicado pela editora Dublinense e que já está na sua terceira edição.
Nessa década, o escritor firmou também parcerias com artistas de outros segmentos. Já fizeram participações nomes como Pedro Dom e Ian Ramil, ambos músicos; a "Dama do Jazz", Ivone Pacheco; o escritor Dilan Camargo; e os atores Paulo Stürmer e Tomé Rodrigues, com o projeto "Circo de Bolso".
A 10ª edição do Leituras Feevale Contos da Vida Breve deve percorrer 12 cidades entre outubro e novembro de 2016.
*
Felipe de Oliveira é jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e diretor da Versão Final Comunicação.