É tempo de festa da literatura na Capital: FestiPoa 2011
Lançamento da terceira edição de “O melhor da festa” é um dos destaques do evento que ocorre até 08 de maio em Porto Alegre.
   
A literatura está em festa pelo menos até 08 de maio em Porto Alegre. Desde quinta-feira, dia 28 de abril, a Capital sedia a quarta edição da FestiPoa Literária - a festa da literatura da capital gaúcha. São 11 dias de atividades em 2011 e a programação é gratuita.
Leia Mais
Confira a programação completa

Mais de 80 escritores e artistas nacionais e internacionais participam de painéis, debates, saraus, oficinas, exposições, espetáculos, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e shows.

A FestiPoa Literária é uma realização do Jornal Vaia. Conta com o patrocínio do Sintrajufe-RS e com os apoios culturais de Sesc-RS, Sindbancários, Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Estadual do Livro, Cidade Poema, livrarias Letras & Cia, Palavraria e Bamboletras.

Confira os locais das atividades:

- Palavraria (Av. Vasco da Gama, 165)
- Letras & Cia (Av. Osvaldo Aranha, 444)
- Bamboletras (Rua Lima e Silva, 776, Shopping Nova Olaria)
- Espaço Cultural Casa dos Bancários e CineBancários (Rua Gen. Câmara, 424)
- Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318)
- Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
- Casa de Teatro (Rua Garibaldi, 853)
- Centro Cultural Usina do Gasômetro (Presidente João Goulart, 551)
- Beco (Av. Independência, 936)
- Pé Palito Bar (Rua João Alfredo, 577)
- Matita Perê (Rua João Alfredo, 626)
- OX/Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960).

O melhor da festa



Entre os destaques da programação está o lançamento da coletânea O melhor da festa volume três (Casa Verde, 264 p., R$ 25,00), no domingo, 1º de maio.

O livro é produzido especialmente para a FestiPoa e reúne poemas, contos, crônicas, cartuns e tiras inéditas de 71 autores, alguns dos quais participaram no ano passado do evento e outros que estão na programação em 2011.

Entre os escritores, Henrique Schneider, que avalia como fundamental iniciativas nesse sentido para fomentar a produção literária. “Tanto a festa, quanto o livro, são espaços de difusão da cultura sensacionais, em que é possível ver a troca de experiências e de energias acontecendo”, destaca. “Uma oportunidade para autores que tem um grande potencial, por exemplo, mas ainda não entraram no circuito das grandes editoras.”

A obra contém desde ficção de autores que estão publicando pela primeira vez em livro, até trabalhos de escritores consagrados e premiados no cenário nacional, como Sergio Faraco - escritor homenageado da FestiPoa 2010 -, Márcia Denser, Nelson de Oliveira, Altair Martins, Ernesto de Melo e Castro e Nei Lopes.

De acordo com Fernando Ramos, idealizador do evento, a publicação do terceiro volume consolida a idéia de elaborar-se a cada ano um registro de memória, além de possibilitar ao público acessar uma grande variedade de trabalhos literários produzidos especialmente para a ocasião.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - A sessão de autógrafos com os autores ocorre no domingo mesmo, às 20 horas, no Pé Palito Bar (rua João Alfredo, 577, Cidade Baixa, telefone 3225-7091). Também estão programadas diversas atividades artísticas, com entrada franca: o som do projeto Ccoma, do coletivo Avalanche e participação do F.E.L, lançando o zine OrFel. O site Artistas Gaúchos fará a entrega do II Prêmio AG aos vencedores.

Autores

Adão Iturrusgarai, Ademir Assunção, Alexandre Rodrigues, Altair Martins, Amilcar Bettega, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cicero, Antônio Xerxenesky, Andréia Laimer, Augusto Paim, Bárbara Lia, Carlos André Moreira, Cardoso, Carlos Gerbase, Carlos Pessoa Rosa, Cássio Pantaleoni, Claudia Tajes, Cristian De Nápoli, Daniel Weller, Diego Petrarca, Douglas Diegues, E. M. de Melo e Castro, Everton Behenck, Flávio Wild, Guilherme Orosco, Guto Leite, Henrique Rodrigues, Henrique Schneider, Horacio Fiebelkorn, Jacob Klintowitz, Jeferson Tenório, João Gilberto Noll, Jorge Fróes, Laerte, Laís Chaffe, Leandro Dóro, Liana Timm, Lima Trindade, Lúcia Rosa, Luciana Thomé, Luís Dill, Luís Serguilha, Luiz Paulo Faccioli, Marcelo Spalding, Márcia Denser, Maria Rezende, Marcelo Sahea, Marlon de Almeida, Monique Revillion, Nei Lopes, Nelson de Oliveira, Nicolas Behr, Olavo Amaral, Paulo Ribeiro, Pena Cabreira, Ramon Mello, Reginaldo Pujol Filho, Reynaldo Bessa, Ricardo Silvestrin, Rodrigo Bittencourt, Rodrigo dMart, Rodrigo Rosp, Ronald Augusto, Sandro Ornellas, Sergio Faraco, Simone Campos, Tailor Diniz, Virna Teixeira, Wilmar Silva, Wladimir Cazé, Xico Sá.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: O melhor da festa volume três
Número de páginas: 264
Preço: R$ 25,00
Número de autores participando: 71
Conteúdo: poemas, contos, crônicas, cartuns e tiras
Projeto gráfico: Jorge Nácul
Capa: Márcio-André
Revisão: Press Revisão
Supervisão editorial: Laís Chaffe
Organizador: Fernando Ramos
Editora: Casa Verde

FOTOS: divulgação
 
 

 


Prêmio que agraciou Henrique Schneider é um dos principais concursos do Brasil


Entrevista: o processo de criação de Setenta


Henrique Schneider palestra no Festival Literário dos Campos Gerais