“A biblioteca tem apenas 10 anos a menos que a emancipação do município, ou seja, a biblioteca ajudou a desenvolver o povo e a cidade assim como a cidade ajudou no crescimento da biblioteca”, destaca Juliano Müller de Oliveira, coordenador administrativo da Fundação Cultural de Igrejinha.
Entre as atividades que celebram o aniversário, está um bate-papo com o escritor Henrique Schneider na noite de 24 de março, terça-feira, às 19h. “Tratamos de buscar a presença de escritores que combinam bom índice de procura no acervo com a proximidade geográfica de Igrejinha, o que mantém uma identidade cultural semelhante”, explica Oliveira.
O livro de Henrique Schneider mais procurado na biblioteca é
Contramão (leia mais sobre o livro
aqui). “Trabalhamos a presença do autor para oportunizar o contato pessoal e direto entre o escritor e os leitores, permitindo a troca de papeis entre os estereótipos de fazedor de cultura e consumidor de cultura como conceito fundamental de políticas públicas de livro e leitura.”
Durante os dias de atividades, a programação será voltada aos estudantes da cidade. Durante as noites, aos alunos do Ensino Médio e à comunidade em geral. Conforme Oliveira, além da presença de Schneider, haverá contação de histórias, oficina de fanzines e debates sobre a relação das redes sociais com a literatura (veja abaixo a programação completa).
Olhando para o futuro
Manter uma biblioteca ativa e atrativa por mais de 40 anos certamente não é tarefa fácil. O coordenador administrativo da Fundação Cultural de Igrejinha salienta os desafios do conceito de biblioteconomia em geral e da realidade da biblioteca.
“Partimos da necessidade do livro de papel ser atrativo ao público jovem, já habituado a outras linguagens mais visuais, e trabalhamos com a ideia de não ser uma biblioteca onde se faça silêncio, comprometendo-nos com outras manifestações culturais que façam barulho, onde haja debate, música, canto, teatro, onde a cultura demonstra sua efervescência”, exemplifica, resumindo o trabalho em uma prática de remodelação constante.
Programação do aniversário de 41 anos da Biblioteca Pública de Igrejinha
23 de março, segunda-feira
- Manhã e tarde: contação de histórias por alunos do Instituto Olívia Lahm Hirt
- 19h: debate literário sobre a relação entre as redes sociais da internet e a literatura
24 de março, terça-feira
- Manhã e tarde: oficina de fanzines com Glauber West
- 19h: presença do escritor Henrique Schneider
25 de março,quarta-feira
- Manhã e tarde: contação de histórias por alunos do Instituto Olívia Lahm Hirt
*Com exposição de obras do Projeto Superarte do CRAS de Igrejinha
FOTO:
reprodução / fundacaoculturaligrejinha.blogspot.com
> Notícia publicada em 22/03/2015.