“O fato de ser um dos três finalistas já dá pódio”, comenta, bem-humorado, Schneider. “A expectativa é muito boa”, complementa.
A Sombra de Clara, de Marcos Fernando Kirst, e
Ruína e Leveza, de Julia Barbosa Dantas, concorrem com Henrique ao prêmio.
A
Noite do Livro, no próximo dia 24, será o momento dedicado ao anúncio dos vencedores. O evento ocorrerá no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307, Porto Alegre), às 20h. A página da
Coordenação do Livro e Literatura da Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza a lista completa de finalistas de todas as categorias do Açorianos de Literatura.
Amor, conflito e fantasia
Em
Respeitável Público, Schneider narra a chegada de um circo mambembe a uma pequena cidade do interior. Alba Rosa, a filha de 17 anos do influente prefeito da localidade, se apaixona por Rômulo, trapezista. O pai de Alba não aceita o romance, ultrajado pela ocupação do rapaz, e arregimenta um exército para tirar Alba do circo – que por sua vez também apresenta suas armas. Cabe à moça impedir o confronto.
O livro, pronto já há algum tempo, tem pequenos elementos de realismo fantástico na construção de todos os personagens. As conversas entre a avó (viva) de Alba e o avô (falecido) da menina e também a cigana de 400 anos, que de tão velha brinca que é a própria avó, são exemplos do universo extraordinário criado por Schneider.
Açorianos
O Prêmio Açorianos de Literatura, instituído em 1994, é uma das mais importantes premiações do segmento no Rio Grande do Sul. Em 2010, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre instituiu o Prêmio Açorianos de Criação Literária, cujo vencedor tem o seu trabalho lançado em livro pela Editora da Cidade/SMC, além de receber prêmio em dinheiro.
> Publicação: em 11/11/2014.