Henrique Schneider lança “Respeitável Público” em Novo Hamburgo
Evento contará com coquetel e participação dos palhaços do Circo de Bolso.
Em dezembro de 2014, o Olé Armazém Mexicano completou seis anos – e o seu primeiríssimo evento cultural foi um sarau com Henrique Schneider e seu filho, o músico Pedro Dom. Na próxima segunda-feira, 18, a parceria entre restaurante e escritor volta a se repetir, com o coquetel de lançamento de Respeitável Público.
“Começa às 19h e vai noite adentro”, garante Schneider, que espera uma evento bastante animado no Olé – já que, alinhada ao tema do novo livro, a presença da dupla de palhaços Cordial (Tomé Rodrigues) e Faria (Paulo Stürmer), da companhia Circo de Bolso, está garantida, assim como um bate-papo com o escritor Dilan Camargo, autor do texto de apresentação da obra. A entrada é franca e haverá sessão de autógrafos.
“O Henrique veio almoçar na primeira quarta ou quinta-feira depois que abrimos”, conta Ivo Rizzardi, diretor executivo do restaurante, relembrando o início das atividades do local que hoje Schneider considera “um pequeno oásis de Novo Hamburgo”. O espaço oferece experiências, entretenimento e eventos culturais – além, é claro, da deliciosa gastronomia mexicana (veja imagens do restaurante aqui).
Ouça um trecho de Respeitável Público na voz de Henrique Schneider:
No dia 06 de maio, a editora Dublinense e Schneider lançaram a obra em Porto Alegre, na Palavraria. O evento contou com a participação do escritor e poeta Dilan Camargo.
AÇORIANOS –Respeitável Público se destacou antes mesmo de ser lançado. A obra foi finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária no ano passado. O pódio foi importante para a decisão de publicar o livro – mas, segundo o editor Rodrigo Rosp, não foi o fator principal. “O fundamental foi mesmo a qualidade do texto e o trabalho do autor, que já conhecemos bem”, argumenta. “É um livro instigante, com grande qualidade literária, mas sem ser rebuscado ou hermético.”
O Olé Armazém Mexicano fica na Rua Silveira Martins, 711 - Centro, Novo Hamburgo (mapa abaixo). O livro também está à venda no site da Dublinense.
Sinopse
Teodoro Alegria governa a cidade de Galateia a fogo e favores. Entre os ofícios pouco urgentes e a fome intratável, com a esposa e a filha tranquilas e um tanto tristes, ele vive como acha que deve ser. Eis que chega o Holywood, pobre na estrutura, rico na extravagância. O trapezista com olhos cor de púrpura, a cigana com aroma de sândalo, o dono do circo com dentes de ouro — todos dispostos a oferecer ao respeitável público um espetáculo com tradição e grandeza. No dia da estreia, uma força inexplicável surge como ameaça ao poder do prefeito. Destino? Sorte? Do picadeiro ao gabinete, nas ruas malcuidadas e nos cafés sonolentos, agora só se fala nisso.
Apresentação
Henrique Schneider cria uma história na melhor tradição das narrativas latino-americanas ao expor a tragicomédia do poder político unipessoal diante de fatores fantásticos e humanos que fogem ao seu controle. Ele capta e atualiza, de forma original, o que representa o circo no imaginário humano, com o seu fado de encantar e de mudar destinos. O encontro da filha do todo poderoso prefeito da remota cidadezinha de Galateia com o trapezista do Gran Circo Holywood transcende a beleza das histórias de amor e nos joga no coração de uma contradição metafórica entre Poder e Arte. Vemos desfilar um insólito exército de capangas do prefeito mobilizado para invadir um circo mambembe. Vemos o espetáculo de “soldados armados” contra artistas de circo munidos apenas de suas artes malabares. Mais uma vez, Henrique Schneider confirma a sua trajetória de exímio narrador e de um escritor que ressalta a singela humanidade dos seus personagens. Esta é uma das características que torna distinguível a sua excelente literatura.
Dilan Camargo